domingo, 17 de janeiro de 2010

Nasceu um Duplinho no Pumptrack

Toda hora aparece um amigo dizendo que gostaria de aprender a saltar ou treinar, mas como não tem nenhum duplinho pelas proximidades, resolvi criar um dentro o pumptrack para quem estiver na disposição.
Ele acabou ficando no meio de todo o circuito, o que faz com que você tenha que "fazer" o traçado do pump pra sair nele e jumpar. Infelizmente ele não encaixa à linha alguma, mas talvez daqui a pouco alguém invente um jeito disso ser possível, basta ser criativo e explorar os diversos tipos de jumps que tem.

Resolvi então fotografar o passo-a-passo dessa construção para que as pessoas vejam como é fácil montar qualquer obstáculo, basta ter a terra acima de tudo.

Ao lado da nossa mesinha que serve para pulos e faz a linha do relevê, demarquei a área do duplo para também aproveitar a terra lateral da mesa que sobrava.



Nas duas extremidades da marcação, uma do lançante e a outra da recepção, fiz a base de pedras, pois isso ajuda a economizar terra e deixa a rampa mais firme.


Após montar as duas extremidades com entulhos, cascalhos e pedras, as cobri com terra limpa que já tinha tirado do meio da mesinha ao lado e demarquei a lateral da rampa (já fazendo sua base) com galhos e troncos.


Ao fundo, Fabiano que me ajudou full time nessa obra, retirava os cascalhos e pedras que usamos para toda a base da rampa e que você pode conferir na base do lançante ainda não preenchida com a terra limpa da mesa.


Lançante parcialmente pronto e crescendo. Troncos de árvore, ainda mais cortados desse jeito, ajudam muito a economizar terras e dar base aos obstáculos.


Duplinho quase pronto após 5 horas de trabalho, já que somente eu (Jony) e Fabiano, encaramos essa jornada.



Depois das 3 da tarde alguns amigos chegaram e deram uma ajuda no acabamento, recolhendo terras soltas e ajudando na limpeza de uns obstáculos. Renatinho da Pedal Livre (à esquerda) foi escalado para testar o pulo e o fez com facilidade. Pena que não tenho foto. Mas o duplo já está testado e aprovado. Buys também apareceu para dar uma força, mas não queria sair em nenhuma foto (Ha³).


Visual do pumptrack com o Duplinho pronto no meio!


Fabiano então liderou a reforma no relevê do fundo tendo a ajuda da galera, pois isso ajudará a pegar mais velocidade para seguir em direção ao duplo.


Renatinho resolveu tirar um "muro" que atrapalhava o Paredão, mas não deu: Cavou pra cacete e deu muita picaretada no troço e ele nem saiu do lugar. Temos que pensar num Plano B.


Tá aí a prova: pra querer ajudar, basta ter atitude. Valeu brother!


Confira o duplo pronto: simples e seguro. Acho que todos vão pular sem problemas, pois é quase uma cópia da mesinha só que mais longe e com um buraco no meio.

3 comentários:

  1. quero ver a moçada mandando esse duplo. e quero ver se eu vou conseguir mandar esse duplo. Ficou muito bacana.

    parabens aos "operarios" das pistas.

    ResponderExcluir
  2. Domingo voltando do role de dh parei rapidamente no pump e mandei umas voltas, a pista esta muito fluida, facil de embalar e manter velocidade ate com bike de downhill!

    ResponderExcluir
  3. É... já mandei o duplinho e consegui imendar na linha.. ficou muito maneiro, e mais uma vez agradeço ao jony por mais essa possibilidade de treino.

    ResponderExcluir